Estratégias

Articulação contra o barbeiro

O barbeiro está na berlinda. Com patrocínio da União Européia, cinco países uniram-se para estudar o comportamento do inseto transmissor da doença de Chagas, conhecido cientificamente como Triatoma infestans. O estudo, informa o site do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (Conicet), vai reunir pesquisadores de campos como a ecologia, a citogenética, a bioquímica e a genética molecular.

A pesquisa vai debruçar-se sobre as populações do inseto na região do Grande Chaco, enclave de 1,2 milhão de quilômetros quadrados entre a Argentina, o Paraguai e a Bolívia. “No Chaco, as populações do Triatoma infestans apresentam elevada resistência a inseticidas, gerando sérios problemas de controle”, disse Silvia Catalá, do Centro de Pesquisa Científica e Transferência Tecnológica, em Anillaco, Argentina.

Também vão participar da investigação o Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento, da França, o Instituto de Pesquisa em Ciências da Saúde, do Paraguai, a Universidade da República, do Uruguai, e a Universidade de Cochabamba, da Bolívia.