Imprimir PDF Republicar

Estratégias

Campeonato nacional de teses

As melhores teses de doutorado aprovadas em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) serão laureadas pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). A distinção vai dividir-se em duas etapas. A primeira é o Prêmio Capes de Teses, que será concedido em 42 áreas do conhecimento. Cada universidade poderá concorrer indicando uma tese por área.

Os vencedores estão automaticamente inscritos para o Grande Prêmio Capes de Teses, que vai escolher os ganhadores em três grandes áreas: Ciências Biológicas, da Saúde e Agrárias; Engenharias, Ciências Exatas e da Terra; e Ciências Humanas e Sociais. Os três premiados receberão, além de diploma e medalha, uma bolsa de pós-doutorado internacional com um ano de duração.

Já os orientadores ganharão auxílio equivalente a uma participação em congresso nacional ou a mesma soma de recursos para aplicação em um projeto de pesquisa aprovado pela Capes. “A motivação é promover uma competição sadia entre os doutorandos, o que é essencial no mundo acadêmico”, disse José Oswaldo Siqueira, integrante do Conselho Técnico Científico da Capes e responsável pela proposta do prêmio, que será entregue pela primeira vez em julho.

Acesso livre
Parte do conteúdo do Portal de Periódicos da Capes, biblioteca virtual de publicações científicas mantida pelo Ministério da Educação, foi aberta a todos os usuários da Internet. A consulta ao serviço era restrita a estudantes, professores e funcionários de 163 instituições de ensino superior do Brasil. Agora, cerca de 20% deste acervo, que inclui resumos ou textos completos de dissertações e teses, informações sobre patentes e artigos de publicações acadêmicas, pode ser consultado por qualquer pessoa. O endereço do portal é www.acessolivre.capes.gov.br

Republicar