Imprimir PDF Republicar

Tecnociência

Ovos sem salmonela

Novo sistema de pasteurização de ovos reduz substancialmente o risco de contaminação pela bactéria salmonela (Salmonella enteritidis), transmitida por frangos infectados. A gema e a clara de ovos crus ou semicozidos podem conter o patógeno que leva à intoxicação. O sistema, que destrói os microorganismos patogênicos sem modificar a composição dos ovos, tem como base a tecnologia de microondas e ar quente.

O projeto foi liderado por um grupo de pesquisadores do Conselho de Pesquisa Científica e Industrial (CSIR) da África do Sul e teve a participação da Universidade de Pretória e das empresas Delphius Technologies, especializada no desenvolvimento de fornos de microondas industriais, e Eggbert Eggs, a segunda maior produtora de ovos no país.

“A tarefa mais difícil foi a otimização da curva do aquecimento e a identificação do ponto quente”, disse Nell Wiid, diretor da Eggbert Eggs. “Ovos variam de forma, massa, posição das gemas e perfil de aquecimento, e os microorganismos são sensíveis a muitas dessas variáveis.”

Republicar