Mundo

Cidades com telhados brancos

Em conseqüência do excesso de prédios, megalópoles como Nova York e São Paulo formam ilhas de calor, mais quentes que as regiões vizinhas. O problema é que o ar mais quente pode afetar a saúde, além de aumentar o consumo de energia. Duas medidas bastante simples ajudam a diluir as ilhas de calor. De acordo com um estudo da Nasa, a agência espacial norte-americana, plantar mais árvores é a melhor forma de reduzir a temperatura. Outra medida que se mostrou efetiva é pintar os telhados de branco ou de cores brilhantes. Desse modo, a cobertura das casas e dos edifícios vai refletir a luz do Sol e, portanto, o calor. “Precisamos ajudar os administradores públicos a encontrar os modos mais eficazes de reduzir o efeito das ilhas de calor em Nova York”, comentou Stuart Gaffin, pesquisador da Universidade de Colúmbia, Estados Unidos, e co-autor do estudo da Nasa, que comparou os métodos propostos por cientistas, gestores públicos e ambientalistas. Caso contrário, lembrou, a qualidade do ar só vai piorar, já que as cidades estão se tornando mais populosas e povoadas.