Mundo

Biodiesel cresce no mundo

Ao atingir o preço internacional de US$ 70,00, o barril de petróleo apressou novas decisões em todo o mundo no sentido de ampliar o uso de combustíveis renováveis. Países como Indonésia, Suécia e China anunciaram unidades produtoras de biodiesel em seus territórios. A partir de 2008, a Indonésia vai produzir entre 60 e 100 mil toneladas de biodiesel de óleo de palma. Inicialmente, ele vai substituir o diesel usado em indústrias. A empresa química sueca Perstorp Oxo vai produzir, a partir do final de 2007, biodiesel com um composto químico chamado de Esterfip-H produzido com uma mistura de óleos vegetais de soja, girassol e outras plantas. Na China, ainda sem uma definição de planta e de datas, será construída uma unidade de produção de biodiesel na cidade de Pequim. Para isso, uma enorme parceria está sendo montada com financiamento do Asia ProEco, programa da Comissão Européia. Estão na empreitada as universidades de Jaen e de Córdoba, da Espanha, o Instituto de Biocombustíveis da Áustria, a Universidade de Milão, da Itália, a Universidade Malaia, da Malásia, e a Universidade de Tianjin, da China. Pesquisadores alemães e do Vietnã também serão incorporados ao projeto. Na onda dos biocombustíveis, a Rússia também anunciou em abril a construção de uma usina de etanol com capacidade para 300 milhões de litros anuais produzidos a partir de trigo para ração. A produção será destinada à União Européia.