Estratégias

Proteção do tesouro

Uma zona de amortecimento foi estabelecida em torno do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos pelo Instituto Nacional do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A medida determina restrições a atividades, como a exploração de petróleo e gás natural e a anunciada instalação de grandes fazendas de camarão, que possam trazer impacto à ecologia da região. Com cerca de 56 mil quilômetros quadrados na costa sul da Bahia, a região compreende um mosaico de ambientes marinhos e costeiros tangidos pela Mata Atlântica, incluindo recifes de coral, fundos de algas, manguezais, praias e restingas. Na área, há espécies como o coral-cérebro, além de crustáceos, moluscos, tartarugas e mamíferos marinhos ameaçados de extinção, como as baleias jubarte. A riqueza é pouco conhecida pelos pesquisadores. Um inventário da biodiversidade de Abrolhos, que acaba de ser publicado pela ONG Conservation International, revela que os níveis de endemismo (proporção de espécies encontradas somente ali) chegam a ser até quatro vezes maiores do que no Caribe. A listagem da fauna e da flora de Abrolhos é resultado de uma expedição de 18 dias realizada em fevereiro de 2000.