Tecnociência

Criando células musculares

Aquela gordurinha que insiste em se acumular nos quadris ou em deixar a cintura mais saliente que o desejável pode ser útil. É que o tecido adiposo apresenta uma concentração elevada de células-tronco adultas, um tipo de célula versátil, capaz de originar vários tecidos do corpo. Trabalhando com células-tronco de gordura extraída em cirurgias de lipoaspiração, a equipe da geneticista Mayana Zatz, do Centro de Estudos do Genoma Humano da Universidade de São Paulo (USP), produziu em laboratório células maduras de músculo esquelético. “O mais importante é que essas células musculares fabricam a proteína distrofina, essencial para manter a integridade dos músculos”, observa Mayana. Sem essa proteína as células musculares se degeneram e morrem, provocando fraqueza muscular e perda progressiva dos movimentos, característica da distrofia muscular de Duchenne. Natássia Vieira, da equipe de Mayana, obteve células produtoras de distrofina por meio de duas estratégias aparentemente simples. Na primeira, Natássia colocou células-tronco extraídas da gordura com células musculares imaturas de portadores da distrofia de Duchenne. Os dois tipos de células se fundiram e originaram células musculares maduras. Na segunda, as células-tronco ficaram lado a lado com células musculares já desenvolvidas. “Neste caso ainda não sabemos se as células-tronco se fundiram com as células musculares ou se se transformaram em novas células musculares”, afirma Natássia. “Mas em ambos os experimentos as células passaram a fabricar níveis normais de distrofina”, afirma a bióloga, que deve publicar em breve os resultados desse trabalho, feito em parceria com a médica Vanessa Brandalise. A expectativa é de que essas células musculares também produzam outras proteínas ausentes em outras formas de distrofia muscular. Apesar dos resultados promissores, ainda são necessários anos de pesquisa para verificar se é viável o uso de células-tronco para amenizar o sofrimento dos portadores de distrofia muscular.