Engenharia

Ventilação necessária

A proposta do trabalho “Ventilação natural em galpões: o uso de lanternins nas coberturas” é apresentar uma modelagem matemática, associada com o conceito do índice de ventilação natural, para os cálculos da vazão de ar e das áreas das aberturas necessária de uma obra. Os autores do texto são Ana Amélia Mazon, Rodolfo Gonçalves da Silva e Henor Artur de Souza, pesquisadores da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Por meio de uma abordagem numérica, o estudo analisa o fluxo de ar no interior do galpão e o perfil da temperatura interna resultantes da simulação. Os pesquisadores utilizam como modelo físico um galpão com quatro aberturas (duas inferiores e duas superiores), o exemplo típico de um galpão comercial. A análise pode, no entanto, ser realizada para qualquer número e distribuição de aberturas. “Os resultados numéricos apresentados confirmam que a metodologia proposta mostra-se uma ferramenta importante para as etapas iniciais de projetos arquitetônicos, visto que ela permite saber o tamanho necessário das aberturas dos lanternins para que se tenha uma ventilação natural eficiente e, conseqüentemente, um ambiente confortável.”

Revista Escola de Minas,  vol. 59, nº 2, Ouro Preto, abr./jun. 2006