Mundo

Passeios furtivos

GARY M. STOLZ/US FISH AND WILD LIFE SERVICEGuepardo fêmea: longas caminhadas e muitos parceirosGARY M. STOLZ/US FISH AND WILD LIFE SERVICE

As fêmeas de guepardo (Acinonyx jubatus) não são nada caseiras. Cada uma percorre em média mais de 800 quilômetros quadrados, enquanto os machos circulam por territórios com 5% dessa área. Dada Gotelli e colegas da Sociedade Zoológica de Londres realizaram testes de paternidade em 47 ninhadas amostradas ao longo de nove anos no Parque Nacional do Serengeti, na Tanzânia. Descobriram que, em quase metade das ninhadas com mais de um filhote, a prole descendia de mais de um pai – muitos dos quais viviam além dos limites do parque. Publicados nos Proceedings of the Royal Society B, os resultados revelam um comportamento reprodutivo atípico entre os carnívoros, grupo de animais no qual um ou poucos machos costumam dominar o acesso às fêmeas. Segundo os pesquisadores, iniciativas para a preservação dos guepardos devem levar em conta essa estratégia reprodutiva, que aumenta a diversidade genética do grupo.