Tecnociência

Movimento alternativo

Um protótipo que traz um novo conceito em turbinas eólicas para geração de energia elétrica a partir do vento está instalado em uma torre no campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís. O experimento possui, em vez das tradicionais pás semelhantes a hélices de aviões, conchas de alumínio com geometria apropriada e espaçadas regularmente no plano horizontal que fazem mexer as hastes transmissoras da rotação para um gerador elétrico. A equipe de pesquisadores é coordenada pelo professor Cândido Justino de Melo Neto, do Núcleo de Inovação Tecnológica e Energia e do Departamento de Física da universidade. “Essa turbina foi pensada para ser instalada em regiões remotas e comunidades isoladas, além de incorporar uma preocupação ambiental porque produz menos barulho, não afasta insetos e aves”, diz Melo Neto. O protótipo na UFMA já atingiu 400 watts de rendimento, suficiente para dez lâmpadas de 40 watts. O projeto conta com o financiamento da Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte) que também já registrou a patente.