Tecnociência

Olhe para mim

ADNAN MOUSSALLI E DEVI STUART - FOXTraje de gala: fêmea (verde) espia machoADNAN MOUSSALLI E DEVI STUART - FOX

Camaleões mudam de cor, mas não pelo motivo que se imagina. Depois de analisar coloração e comportamento de várias espécies do camaleão-anão (Bradypodion), no sul da África, os zoólogos australianos Devi Stuart-Fox e Adnan Moussalli concluíram que esses répteis não mudam de cor para se ocultar e escapar de predadores, mas para impressionar o sexo oposto e afugentar rivais. Os pesquisadores mediram o contraste entre as cores exibidas pelos camaleões e as do ambiente em que se encontravam. Viram mais mudança de cor em situações de confronto social do que diante de um predador. Machos se tornam vistosos quando querem atrair fêmeas e apagados quando as pretendidas não se interessam ou rivais se impõem. Já elas ficam com cores mais intensas para avisar a um pretendente que se afaste. As espécies estudadas muitas vezes se misturam ao ambiente, mas para Devi e Moussalli não foi esse o motor da seleção natural que levou à capacidade de mudar de cor em uma fração de segundo (PloS Biology).