Zoologia

Cantoria interativa

CÉLIO HADDAD/UNESP Cerrado e Campo Rupestre: guia sonoro traz rã-de-vidro e rãzinha-coloridaCÉLIO HADDAD/UNESP

Na tela do computador, sapos, rãs e pererecas cantam e declaram seus costumes no CD Guia interativo dos anfíbios anuros do Cerrado, Campo Rupestre & Pantanal, produzido pelo grupo do zoólogo Célio Haddad, da Universidade Estadual Paulista em Rio Claro. Cada foto representa uma das 63 espécies incluídas no CD, um terço do total de anfíbios desses ecossistemas. “As espécies mais comuns, que uma pessoa encontrará em seu jardim ou numa caminhada, estão ali”, afirma Haddad. Ao ouvir um canto, basta selecionar opções de busca. O som vem do chão, das árvores ou da água? O cantador é grande ou pequeno? É dia ou noite? Ao passar o cursor sobre as possibilidades que se destacam, é possível ouvir os bichos cantarem. Cada faixa do CD traz o canto de uma espécie, recurso valioso para pesquisadores no campo: a gravação atiça os machos, que respondem, denunciando sua localização. A não perder: “Brejileirinho”, cantoria da Mata Atlântica em forma de rondó que abre o CD. O grupo lançou, também pela editora Neotropica, o livro Anfíbios da Mata Atlântica.