Agronomia

Genética da ponta

ESTHER VAN DER KNAAP Um gene e duas formas: ovais ou redondosESTHER VAN DER KNAAP

Redondos ou ovais, grandes ou pequenos, amarelos ou vermelhos. Foi preciso muito investimento e esforço de agrônomos para criar a grande variedade de tomates que incrementa saladas e molhos. Muitas delas foram encontradas por técnicas tradicionais de melhoramento de plantas, baseadas em tentativa e erro e seleção das características desejadas. Vasculhando o DNA do tomate, a equipe de Esther van der Knaap, do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Agrícola da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, descobriu que um gene batizado de Sun determina as formas alongadas. Ele é muito ativo nas variedades pontudas e aparece desligado em tomates redondos. Em tomateiros com frutos redondos, bastou inserir o gene Sun para alongá-los. Em plantas que dão tomates ovais, os pesquisadores fizeram o oposto: inativaram o gene Sun e obtiveram frutos redondos. Na opinião de Esther, a identificação do gene que determina a forma do tomate pode ser um primeiro passo para moldar outros vegetais como pimentas, pepinos e cabaças. O artigo foi capa da revista Science em 14 de março.