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História da ciência

Mulheres na agronomia

Em quatro escolas superiores de agricultura estudadas o porcentual de mulheres no corpo discente ou no corpo docente é estatisticamente desprezível nas décadas de 1930 e 1940. Apesar disso, do ponto de vista dos estudos de gênero e da história das ciências, é importante compreender essa presença para entender e reconhecer o papel das mulheres na sociedade e em particular no meio científico. O propósito do artigo “Ceres, as mulheres e o sertão: representações sobre o feminino e a agricultura brasileira na primeira metade do século XX,”  de Graciela de Souza Oliver e Silvia F. de M. Figueirôa, da Universidade Estadual de Campinas, não foi o de realizar um balanço aprofundado sobre a carreira seguida pelas engenheiras agrônomas. Mas reunir o que falavam sobre elas as poesias, os ofícios, algumas fotos e figuras, relacionando essas representações ao processo de institucionalização das ciências agrícolas no Brasil no período.

Cadernos Pagu – nº 29 – Campinas – jul./dez. 2007
www.revistapesquisa2.fapesp.br/scielo146/historia

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