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Educação

Aprendizado tardio

KARIN EFFLAND/DENISON UNIVERSITY Ciência para chineses: quanto mais cedo melhorKARIN EFFLAND/DENISON UNIVERSITY

Um grupo de destacados cientistas chineses mandou uma carta às autoridades educacionais do país alertando para a necessidade de aperfeiçoar a formação científica nas escolas primárias. “Na contramão da mobilização para formar novos pesquisadores, a educação em ciências nas escolas primárias está em franco declínio”, disse um dos signatários da carta, o ex-vice-ministro da Educação Wei Yu, segundo a agência de notícias SciDev.Net. Enquanto países europeus já avaliam a viabilidade de antecipar as primeiras noções sobre ciências já para alunos de 5 anos de idade, a China desde 2001 retirou a disciplina do currículo do início da formação fundamental. Só a partir dos 10 anos é que os chineses têm contato com conceitos científicos. Li Daguang, da Academia Chinesa de Ciências, explica que, na China, a ciência é vista sob uma lógica utilitária, não como um meio de expandir o raciocínio, razão pela qual não se vê motivo para ensiná-la a crianças pequenas.

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