Parcerias

Chamada bilíngüe

A FAPESP e o Institut National de la Recherche Agronomique (Inra), da França, lançaram em 28 de maio uma chamada de propostas bilíngüe (português e francês) para seleção de projetos cooperativos de pesquisa científica e tecnológica no campo das ciências agronômicas e da vida. As duas instituições, que firmaram convênio de cooperação em abril passado, vão dividir de forma igualitária o financiamento dos projetos aprovados.  Apesar de o edital não excluir propostas de nenhuma área das ciências agronômica e da vida, será dada prioridade a projetos que se insiram num dos seis grandes temas de interesse da FAPESP e do Inra: biologia avançada e biotecnologias; desenvolvimento sustentável, relação agricultura-meio ambiente-sociedade; bioenergia e química verde; nanotecnologias aplicadas à agricultura; modelagem fundamentada em ciências sociais, ciência política, estudos demográficos e outros; e economia rural. “Queremos aumentar a colaboração entre dois países que já têm uma boa base científica”, disse Marion Guillou, diretora presidente do Inra, que comandou a visita de uma delegação do instituto francês à FAPESP. Pesquisadores de instituições públicas e privadas de ensino superior e pesquisa do estado de São Paulo e de unidades do Inra podem submeter projetos até o dia 5 de agosto. O resultado do edital será divulgado em 5 de dezembro.