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Educação

Políticas públicas e ensino

No artigo “Propostas alternativas de construção de políticas públicas em educação: novas esperanças de solução para velhos problemas?”, de Salete Campos de Moraes, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, discute-se a possibilidade de construção de políticas públicas alternativas no campo da educação, não apenas como proposições teóricas, mas também aquelas construídas na perspectiva oposta à da tradição brasileira, qual seja, a de verticalização das relações entre Estado e sociedade civil. Ainda que se considerem os recuos, obstáculos e entraves que caracterizam as mudanças de paradigmas em políticas públicas educacionais, é de se ressaltar que, nos últimos anos, tem-se construído, em várias cidades do país, novas formas de fazer política pública em educação, constata a pesquisadora. Tais experiências refletem projetos que trazem consigo a concepção de democratização das relações entre Estado e sociedade, e podem representar novas esperanças de solução para velhos problemas.

Educar em Revista – nº 35 – Curitiba 2009

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