países subdesenvolvidos

Microscópio iluminado

ozcan/ucla

Aparelho fácil de transportarozcan/ucla

Um microscópio minúsculo é a mais nova promessa para melhorar o diagnóstico de doenças e monitorar com mais eficácia a qualidade da água em países subdesenvolvidos que sofreram desastres naturais, como terremotos e tsunamis. Com apenas 46 gramas, o aparelho é fácil de operar e pode ser manusea­do por qualquer pessoa que consiga preparar uma lâmina de microscopia. O funcionamento é simples: o diodo emissor de luz (LED) do microscópio ilumina a amostra e cria uma imagem holográfica, que é capturada digitalmente e enviada via celular ou e-mail para um computador onde as informações serão processadas. O projeto utiliza uma tecnologia conhecida como Lucas (sigla em inglês para sistema de monitorização celular sem lentes de ultrarresolução) e destina-se à detecção de doenças como malária, de bactérias ou para contagem de células de sangue. Segundo o coordenador do estudo, professor Aydogan Ozcan, da Universidade da Califórnia, em Los Angeles (Ucla),  testes de campo devem ocorrer ainda neste ano.