Ciências agrárias

Doenças respiratórias em animais

As espécies reativas do oxigênio (ERO) são moléculas instáveis e extremamente reativas capazes de transformar outras moléculas com as quais colidem. As ERO são geradas em grande quantidade durante o estresse oxidativo, condição em que são afetadas moléculas como proteínas, carboidratos, lipídios e ácidos nucleicos. No estudo “Espécies reativas do oxigênio e as doenças respiratórias em grandes animais”, de Andreza Amaral da Silva e Roberto Calderon Gonçalves, da Universidade Estadual Paulista, campus de Botucatu, são discutidos os principais conceitos sobre os radicais livres e as ERO: principais tipos, sua formação e a forma como atuam sobre as estruturas celulares, provocando lesão tecidual significativa. Os principais sistemas de defesa antioxidantes e a influência do aumento na produção dessas ERO no trato respiratório de grandes animais também são discutidos, dando ênfase ao envolvimento das ERO em doenças como a pneumonia em ruminantes e na obstrução recorrente das vias aéreas e a hemorragia pulmonar induzida por exercício em equinos.

Ciência Rural – vol. 40 – nº4 – Santa Maria –  abril 2010