Imprimir PDF Republicar

Opções de motorização

Opções de motorização

toyotaFuturo europeu: previsão de carros elétricostoyota

Três tipos de tecnologia poderão dominar os carros nos anos 2050. Os candidatos são os movidos a bateria elétrica com recarga em uma tomada, para carros menores e viagens mais curtas; célula a combustível e hidrogênio, para automóveis maiores e viagens mais longas; e os híbridos plug-in, que possuem baterias passíveis de serem recarregadas na tomada ou por um pequeno motor a combustão interna movido a biocombustível, que também faz a função de motorização, ideal para quem percorre muitos quilômetros. Esse cenário está previsto no estudo A portfolio of power-trains for Europe: a fact-based analysis, apresentado em novembro por 30 organizações, entre indústrias automobilísticas, como Mercedes-Benz, Toyota e General Motors, companhias de óleo e gás, como a Galp e Shell, além de empresas de equipamentos para veículos e de energia. A intenção do estudo é indicar as possibilidades para a diminuição de 80% da emissão de dióxido de carbono (CO2) dos veículos automotores em 2050, meta definida pela União Europeia. O estudo concluiu que não será possível mais ter um único sistema de motorização como os motores a combustão atuais que queimam gasolina, gás ou biocombustível. Essa última opção, que inclui principalmente o etanol, é indicada no estudo para regiões onde esse combustível esteja disponível de forma sustentável. O estudo indica também que os biocombustíveis terão forte demanda para caminhões, aviação, barcos e indústria.

Republicar