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Pistas mais curtas

Pistas mais curtas e menos barulho

California Polytechnic State UniversityDesign com motores em cima das asasCalifornia Polytechnic State University

Motores em cima das asas, em vez de embaixo como nos aviões atuais, poderão permitir que aeronaves comerciais decolem e pousem de forma mais rápida, em ângulos menores, utilizando pistas curtas. Os estudos com o novo design são realizados por uma equipe liderada por pesquisadores da Universidade Politécnica do Estado da Califórnia e do Instituto de Tecnologia da Geórgia (GTRI) e com financiamento da agência espacial norte-americana, Nasa, nos Estados Unidos. Além de fazer aviões subir e descer em pistas menores, os engenheiros de aeronaves têm como desafio a diminuição dos ruídos. Segundo comunicado à imprensa da GTRI, os motores instalados na parte de cima das asas também diminuem o barulho feito pelos aviões. A configuração da nova aeronave é semelhante a um Boeing 737 capaz de levar mais de 100 passageiros. Depois do desenvolvimento conceitual e de design o próximo passo será testar maquetes em túneis de vento.

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