Imprimir PDF Republicar

Albinos

Sutilezas do desconforto

1º lugar Albinos, de Gustavo Lacerda O fotógrafo começou a pesquisar sobre albinos em 2009. Fez o trabalho com retratos posados, como se eles fossem atores de si mesmos. Segundo Lacerda, esse destaque muitas vezes causou nos retratados certo desconforto e estranhamento

Gustavo Lacerda 1º lugar – Albinos, de Gustavo Lacerda. O fotógrafo começou a pesquisar sobre albinos em 2009. Fez o trabalho com retratos posados, como se eles fossem atores de si mesmos. Segundo Lacerda, esse destaque muitas vezes causou nos retratados certo desconforto e estranhamentoGustavo Lacerda

O ensaio fotográfico Albinos, de Gustavo Lacerda, vencedor do prêmio de Arte de 2011, foi descrito por ele da seguinte maneira: “Já há alguns anos, os albinos despertam minha atenção. Um interesse peculiar, que vai além da questão do ‘ser diferente’, do inusitado. Eles trazem traços singelos de uma beleza em tons pastel ressaltados na pele, nos lábios, nos olhos e nos pelos”. Ao levá-los para o estúdio e colocá-los em posição de destaque, Lacerda notou nos retratados certo desconforto e estranhamento. “Daí brota a essência do trabalho: tentar captar essa beleza única e as sutilezas desse desconforto, num misto de orgulho e timidez”, diz. O sucesso ao capturar em foto a essência de pessoas, situações, paisagens ou objetos é o que explica o encanto dos ensaios premiados pela Fundação Conrado Wessel (FCW).

Lucio Adeodato, com Negros paroxismos, e Cassio Vasconcellos, com Panoramas, ganharam em segundo e terceiro lugar do prêmio, respectivamente. O vencedor leva R$ 114 mil e os outros dois R$ 43 mil cada um. Os três foram escolhidos entre 15 finalistas por um júri presidido por Rubens Fernandes Junior, curador de fotografia da FCW e diretor da Faculdade de Comunicação e Marketing da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap). Todos receberão também uma escultura representando o prêmio, de autoria do artista plástico Vlavianos.

Esta edição comemorativa traz as fotos premiadas pela FCW desde 2002. São 32 páginas com 94 imagens. Nesses 10 anos, foram entregues 35 prêmios para 30 fotógrafos diferentes – três ganharam mais de uma vez e um dos trabalhos vencedores era um ensaio com dois autores. A subcategoria Fotografia Publicitária, que existiu até 2009, foi extinta em 2010. Agora valem apenas os ensaios fotográficos.

Confira as fotos vencedoras nas galerias de imagens:
1º lugar – Albinos, de Gustavo Lacerda
2º lugar – Negros paroxismos, de Lucio Adeodato
3º lugar – Panoramas, de Cassio Vasconcellos

Veja os vencedores da categoria de 2010:
1º lugar: TV P&B, de Tadeu Vilani
2º lugar: Drom, o caminho cigano, de Gui Mohallem
3º lugar: Índios contemporâneos, de Kenji Arimura

Republicar