Fótons individuais

InrimFonte de luz única para computadorInrim

Quando os computadores quânticos se tornarem um produto real, provavelmente deverão mover dados por meio de fótons que são partículas de luz. Uma das dificuldades em criar esses computadores é justamente controlar essas partículas. Para torná-las mais confiáveis e permitir avanços na construção dos aparelhos, pesquisadores do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (Nist), dos Estados Unidos, desenvolveram dois sistemas de produção de fótons. Um produz partículas uma a uma e somente as envia quando o processador está esperando para receber. Segundo os pesquisadores liderados por Alan Migdail, em colaboração com pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisa Metrológica (Inrim), da Itália, essa é uma solução óbvia, mas ninguém até agora tinha construído um equipamento com essas características. A segunda solução está relacionada ao trabalho em paralelo de várias fontes de fótons num circuito. Eles criaram uma única fonte capaz de emitir vários tipos de fótons individuais com diferentes comprimentos de onda (Optics Express, 14 de janeiro).