Coquetéis enzimáticos

Eduardo Cesar Bagaço de cana: resistente a ataquesEduardo Cesar

Nos próximos quatro anos um projeto que envolve cientistas de São Paulo e do Pará concentrará esforços para produzir, a partir de fungos e bactérias da floresta amazônica, coquetéis enzimáticos capazes de degradar a celulose, tornando viável o chamado etanol de segunda geração. O projeto foi aprovado no âmbito de  um acordo de cooperação assinado pelas fundações  de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), de Minas Gerais (Fapemig) e do Pará (Fapespa) e pela Vale S.A.  As pesquisas serão realizadas no Laboratório Nacional  de Ciência e Tecnologia  do Bioetanol (CTBE), em Campinas, e na Universidade Federal do Pará (UFPA).  O grupo vai buscar microrganismos e coquetéis enzimáticos utilizáveis  na fabricação do etanol celulósico. De acordo com Carlos Eduardo Rossell, pesquisador do CTBE,  com a produção de etanol  a partir do bagaço e da palha da cana será possível aumentar a produtividade sem alterar a área plantada. “O desafio é a natureza recalcitrante da biomassa.  O material lignocelulósico  é muito resistente aos ataques enzimáticos”, disse.