Outra levedura

Outra levedura para o etanol

Eduardo Cesar A Saccharomyces: ainda imbatívelEduardo Cesar

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) em Lorena e da Universidade do Minho, Portugal, estão utilizando uma linhagem de Pichia stipitis, uma espécie de levedura, para produzir etanol a partir de xilose, um tipo de açúcar abundante nas plantas, encontrado em resíduos ainda pouco aproveitados como bagaço e palha de cana. Hoje é a Saccharomyces cerevisiae, uma espécie próxima, que transforma o caldo de cana-de-açúcar em combustível, embora não consiga processar a xilose. O Pichia stipitis tem sido muito estudado no mundo inteiro por causa de sua capacidade de converter xilose em etanol, superando essa limitação da S. cerevisiae. Os pesquisadores variaram as condições de oxigenação e de agitação da solução com xilose, usando a linhagem NRRL Y-7124 de Pichia  em um reator de 1,6 litro, e obtiveram uma eficiência de conversão de até 63% (Brazilian Journal of Chemical Engineering, março). Apesar de promissor, esse resultado ainda está aquém do obtido com a Saccharomyces, capaz de transformar açúcar em álcool combustível com uma eficiência de cerca de 90%.