Imprimir PDF Republicar

consumo

A lógica do consumo

johann jaritz / creative commonsShopping: amplos corredores estimulam o consumojohann jaritz / creative commons

Um software inicialmente projetado para analisar imagens obtidas por câmeras de monitoramento instaladas em casa de idosos foi adaptado para estudar as pessoas no momento em que decidem comprar um produto numa loja. Criado pela empresa americana VideoMining, o programa “assiste” a vídeos captados por filmadoras instaladas em estabelecimentos comerciais e gera mapas e gráficos que realçam alguns traços do comportamento dos consumidores (National Science Foundation). Segundo o cientista da computação Rajeev Sharma, fundador da companhia, a ferramenta digital permite descobrir quais são as áreas mais frequentadas numa loja e realçam fatores que inibem ou facilitam o ato de consumir. Algumas conclusões da VideoMining: as pessoas preferem adquirir mercadorias em corredores amplos; as mulheres precisam de mais tempo do que os homens para fazer compras; a escolha do produto a ser levado para casa muitas vezes se dá apenas no interior da própria loja, havendo pouca fidelidade a marcas.

Republicar