Câncer

Parceria contra o câncer

O Hospital Sírio-Libanês (HSL) e o Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer firmaram uma parceria para a criação do Centro de Oncologia Molecular. O objetivo da instituição é desenvolver pesquisas em busca de avanços em diagnóstico, na compreensão dos fatores prognósticos dos diferentes tumores, na capacidade de prever a resposta aos tratamentos e nos próprios recursos terapêuticos. A unidade será coordenada por Anamaria Aranha Camargo, pesquisadora do Instituto Ludwig, que se transferirá juntamente com todo o grupo de pesquisa em biologia molecular e genômica para o Instituto Sírio- Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP), em São Paulo. Atualmente, Anamaria conduz o projeto “Tratamento neoadjuvante em câncer de reto: identificação de uma assinatura gênica capaz de predizer a resposta ao tratamento e desenvolvimento de biomarcadores personalizados para avaliar doença residual mínima”, com apoio da FAPESP. O trabalho realizado pelo grupo da pesquisadora no Centro de Oncologia Molecular contará com o apoio financeiro do Instituto Ludwig e do Hospital Sírio-Libanês. “A experiência do Ludwig em pesquisa na área de genética do câncer e no desenvolvimento de novas drogas irá se somar à excelência no tratamento do Hospital Sírio-Libanês”, disse Anamaria.