Neurologia

Cérebro dita hora de parar exercício cansativo

daniel buenoParte do cansaço muscular sentido durante um exercício físico extenuante é determinada pelo cérebro. Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Zurique e da Escola Politécnica de Zurique (ETH) mostrou que a comunicação entre a ínsula – uma das regiões do córtex cerebral encarregada de sinalizar situações de perigo ao organismo, como fome e dor – e a área associada à motricidade primária se intensifica à medida que o ritmo do pedalar numa bicicleta ergométrica se acelera e a fadiga aumenta (European Journal of Neuroscience, 21 de novembro). “Isso pode ser interpretado como uma evidência de que esse sistema neuronal não apenas informa o cérebro, mas também tem o efeito de regular a atividade motora”, diz Lea Hilty, uma das autoras do estudo. Outro trabalho do grupo indica que, quando a comunicação entre a espinha dorsal e a área motora é temporariamente interrompida pelo emprego de um fármaco, a sinalização neuronal para suspender um exercício cansativo demora mais para ser disparada.