Imprimir PDF Republicar

O que é, o que é?

O que é, o que é?

Como funcionam as telas de toque

eduardo cesarA tecnologia touch screen integra sensores na tela e softwares para interpretar os comandos do usuário. Os dispositivos mais populares utilizam três tecnologias: resistiva, capacitiva e acústica. Nas telas resistivas se utiliza uma caneta (stylus) e elas funcionam com auxílio de duas placas finas transparentes sobrepostas, que não se tocam mas deixam passar uma pequena corrente elétrica. Ao se tocar em um determinado ponto na tela com o dedo ou uma stylus as placas se encostam e a mudança no campo elétrico é percebida. Em seguida as coordenadas do ponto são registradas e associadas a um comando.

As telas capacitivas possuem uma fina camada de um material com capacidade de armazenar potencial elétrico como, por exemplo, o óxido de índio-estanho. Como o corpo humano é condutor de eletricidade, ao tocarmos no dispositivo com o dedo causamos uma distorção no campo eletrostático da tela, a qual é percebida com a mudança da capacidade de armazenamento do ponto tocado e cujas coordenadas são registradas pelo sistema. Ao contrário das resistivas que funcionam à base da pressão, nas telas capacitivas não é possível usar luvas ou outro material não condutor.

Nas acústicas são usadas ondas ultrassônicas que cruzam a sua superfície. Quando a tela é tocada, uma parte da onda eletromagnética é absorvida e a mudança da oscilação permite registrar a coordenada do ponto tocado.

Farid Nourani, do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp de Rio Claro

Republicar