Imprimir PDF Republicar

O que é, o que é?

O que é, o que é?

Telas 3D sem óculos

As fotografias tridimensionais são feitas com duas imagens de uma mesma cena tiradas de ângulos (paralaxes) ligeiramente diferentes.  
A imagem obtida à direita é chamada de R (right, direita em inglês) e à esquerda, L (left). O estereoscópio, objeto feito com lentes ou espelhos, dirige o olho direito para ver apenas a imagem R e o esquerdo, a L. Assim, o cérebro funde as duas imagens produzindo a sensação de 3D.

Esse mesmo princípio se aplica aos vídeos em três dimensões, como os dois tipos de telas autoestereoscópicas que geram 3D sem 
a necessidade do uso de óculos especiais. No sistema “barreira de paralaxe”, usado em games e laptops, as imagens R e L são cortadas em estreitas colunas verticais de pixels e dispostas alternadamente na tela.  À frente delas há uma máscara de linhas claras e escuras (a barreira de paralaxe). A linha escura da barreira de paralaxe esconde a imagem L do olho direito e a R, do esquerdo, de maneira que cada olho recebe apenas a imagem destinada a ele.

No sistema “tela lenticular”, usado em televisões, as imagens R e L também estão cortadas em colunas verticais de pixels e dispostas alternadamente. Mas, no lugar da barreira de paralaxe, há lentes cilíndricas que projetam as imagens das colunas de pixels R 
e L em diferentes direções (ver infográfico). Principalmente nesse caso há alguns problemas como a posição do espectador. Dependendo de onde estiver, pode enxergar as imagens R e L simultaneamente ou até invertidas.

José Henrique Vuolo, Universidade de São Paulo (USP)

Republicar