Imprimir Republicar

Pesquisa Brasil

Música no ensino, diplomacia na literatura

Hip hop chega às escolas na periferia, e influências profissionais na arte de João Cabral, Guimarães Rosa e Vinícius de Moraes

veiculado em 22 de junho de 2012

No programa mais recente, a música e a cultura popular chegam às salas de aula! Mônica do Amaral, da Faculdade de Educação da USP, fala sobre a sua pesquisa “Rappers, os novos mensageiros urbanos da diáspora afro-brasileira na periferia de São Paulo: A contestação estético-musical que emancipa e educa” (saiba mais na reportagem).

Também nesta edição, Roniere Menezes, crítico literário e professor do Centro Federal de Educação de Minas Gerais, apresenta a pesquisa O traço, a letra e a bossa: literatura e diplomacia em Cabral, Rosa e Vinícius”, que mostra como as atividades diplomáticas teriam influenciado a obra dos três autores.

Na programação musical, desenvolvida em parceria com Mônica do Amaral, Rappin Hood, Jair Rodrigues, Racionais MC’s, Chico Buarque e Zélia Barbosa.

Pesquisa Brasil vai ao ar pela Radio USP todas as sextas, às 13h, com apresentação de Celso Filho e Mariluce Moura.
[audio:http://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2012/06/Pesquisa-Brasil-04_-Hip-Hop-nas-Escolas.mp3|titles=Pesquisa Brasil 04_ Hip Hop nas Escolas]

Baixar o MP3

Veja aqui o arquivo do Pesquisa Brasil

Republicar