Imprimir PDF Republicar

50 anos de FAPESP

Para contar uma história exemplar

O planejamento desta edição especial de Pesquisa FAPESP foi inteiramente norteado por uma concepção amadurecida numa reunião do Conselho Técnico-Administrativo (CTA) da Fundação, no segundo semestre de 2011, quando se discutiam alguns detalhes das comemorações dos 50 anos da instituição, completados em 23 de maio de 2012.  Estavam ali presentes o presidente da FAPESP, Celso Lafer, e os integrantes do Conselho, ou seja, o então diretor-presidente, Ricardo Renzo Brentani (falecido em 29 de novembro e substituído em fevereiro deste ano por José Arana Varela), o diretor científico, Carlos Henrique de Brito Cruz, e o diretor administrativo, Joa-quim de Camargo Engler. Segundo essa concepção, a revista especial deveria ter 50 reportagens relativas a 50 projetos apoiados pela Fundação ao longo de sua história, escolhidos como representativos do sucesso da ação da FAPESP na construção do conhecimento científico em todas as áreas.

No passo seguinte, o diretor científico e seus coordenadores adjuntos teriam a tarefa nada fácil de bater o martelo sobre os 50 projetos que, a partir de uma lista de 100, elaborada pela equipe da revista, seriam efetivamente escolhidos para figurar na edição especial. Haveria que se considerar nesta seleção a mesma proporcionalidade entre instituições de origem dos projetos que, de fato, se observa na distribuição do apoio da FAPESP, por mérito, às propostas que lhe são submetidas.

Na verdade, esse era só o começo do trabalho que esta edição iria exigir dos assessores, todos eles integrantes, junto com os três diretores da Fundação, do comitê científico da Pesquisa FAPESP. Até o fechamento final dos arquivos que seriam enviados à gráfica, o último dos quais em 22 de maio, eles não cessaram de receber – e atender sempre – as demandas sem fim dos jornalistas que elaboravam as reportagens por informações, entrevistas, dados, indicações de artigos científicos e, mais adiante, leituras críticas, resolução de dúvidas, luzes para a elaboração de complexos infográficos. Nomeá-los aqui, portanto, com os agradecimentos da equipe da revista, é indispensável e para isso mantenho a ordem em que seus nomes aparecem na rubrica “comitê científico” no expediente da revista. São eles: Luiz Henrique Lopes dos Santos (presidente), Cylon Gonçalves da Silva, Francisco Antônio Bezerra Coutinho, João Furtado, José Roberto Parra, Luís Augusto Barbosa Cortez, Luís Fernandez Lopez, Marie-Anne Van Sluys, Mário José Abdalla Saad, Paula Montero, Sérgio Queiroz, Wagner do Amaral e Walter Colli. Vale aproveitar a oportunidade para reiterar aos leitores que Pesquisa FAPESP resulta sempre de um trabalho de cooperação intensa e criativa entre pesquisadores, nossas fontes principais, e jornalistas, mediadores da informação, para que se produzam os textos mais claros que conseguirmos sobre a produção científica mais relevante deste país. Não foi diferente com esta edição.

Cabe, por fim, dizer algo aqui sobre o imenso trabalho jornalístico e de arte mobilizado por esta edição especial. Primeiro, será preciso lembrar que ele se fez dentro da mais estreita cooperação com a gerência de comunicação da Fundação, Graça Mascarenhas à frente, a quem desde janeiro solicitamos ininterruptamente informações, dados, textos e imagens, entregues sempre com a maior eficiência. E também com o suporte diário do consultor de comunicação da FAPESP, Carlos Eduardo Lins da Silva, que, além disso, nos brindou vezes sem conta com excelentes ideias para aperfeiçoarmos a qualidade do produto. E, por último, é preciso assinalar o quanto foi gratificante, prazeroso mesmo, liderar um bom time dos melhores jornalistas brasileiros de ciência, entre os que fazem parte da equipe regular de Pesquisa FAPESP e os colaboradores que convocamos de outros veículos, para compor esta alentada edição – não os nomeio aqui porque são muitos, mas seus nomes constam da assinatura de cada texto a que se dedicaram. Destaco o trabalho excelente de Carlos Fioravanti como meu assistente direto nesta tarefa e, na arte, o belo trabalho da designer Mayumi Okuyama, que já fora a editora de arte da revista e busquei para esta missão especial. Explico: esta edição ia sendo preparada enquanto corria o processo normal de elaboração das edições regulares da revista, portanto, era crucial valer-se de recursos externos. Esperamos que a edição especial da revista para comemorar os 50 anos da FAPESP se mantenha duradouramente na condição de um testemunho vivo e impresso do quanto esta Fundação contribuiu para o avanço do conhecimento em seus 50 anos de existência.

Republicar