química orgânica

Todos os compostos químicos num só lugar

Daniel bueno Reunir o conhecimento de 250 anos de química orgânica em uma rede computacional foi uma tarefa que durou 10 anos para pesquisadores da Universidade Northwestern, dos Estados Unidos. Estruturada de forma semelhante às redes de telecomunicações, ela leva o nome de Chematica e permite acesso a sínteses de moléculas de drogas e outros compostos, combinando rotas químicas. É uma plataforma de conhecimento que mostra cada reação química já realizada e o resultado de cada uma delas. São 7 milhões de produtos químicos conectados com um similar número de reações. Sob a liderança de Bartosz Grzybowski, os pesquisadores desenvolveram algoritmos que formam a rede e o software
que contribui para a localização de moléculas de medicamentos e outros produtos químicos industriais. “Percebi que, se pudéssemos ligar todos os compostos químicos conhecidos e as reações entre eles numa grande rede, poderíamos criar não só um novo repositório de métodos químicos, mas uma plataforma totalmente nova de conhecimento”, afirma Grzybowski.
A família de algoritmos utilizada permite também que o sistema aprenda com a incorporação de novos dados gerados em atualizações na base de conhecimento. Os pesquisadores acreditam que a Chematica vai acelerar a descoberta de novas moléculas sintéticas. Detalhes do novo sistema saíram na edição de 6 de agosto da revista Angewandte Chemie.