Tecnociência

Imagem de proteínas em alta definição

TOM DEERINCK E JEFF MARTELL/MIT Imagem de célula com mitocôndria escurecida pelo novo marcador para microscópios eletrônicosTOM DEERINCK E JEFF MARTELL/MIT

Pesquisadores que trabalham com biologia molecular utilizam uma proteína verde-fluorescente, GFP na sigla em inglês, para marcar proteínas principalmente em situações de necessidade de confirmar a inserção de genes em células e tecidos biológicos. O problema é que só é possível identificar a tal proteína com microscópios fluorescentes com emissores de luz. Imagens com melhor definição são obtidas apenas com microscópios eletrônicos. Para contornar o obstáculo, pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveram um marcador que pode etiquetar e dispor a imagem de proteínas com muita clareza em microscópios eletrônicos. Chamada de ascorbato peroxidase (Apex), a nova tecnologia permite também visualizar melhor as intrincadas estruturas de uma célula, o que ajuda os pesquisadores da área a entender melhor, por exemplo, as interações das proteínas e detelhes mais nítidos das células. Os pesquisadores foram liderados pela professora Alice Ting, do Departamento de Química do MIT, e apresentaram o novo marcador na revista Nature Biotechnology (21 de outubro).