Imprimir Republicar

História

Historiadora fala sobre importante inovação portuguesa

Projeto de pesquisa busca entender o que levou o pequeno país a criar o mais duradouro e amplo império colonial europeu | 7'01"


O sistema colonialista criado pela Coroa Portuguesa, que permitiu aos lusos fincarem bandeira em cinco continentes, é reconhecido hoje como sendo o primeiro império global da história. Foi precisamente entender o que levou esse pequeno país de menos de 90 mil quilômetros quadrados a criar o mais duradouro e amplo império colonial europeu o objetivo do projeto temático Dimensões do Império Português, iniciado em 2004 e recentemente concluído com apoio da FAPESP sob coordenação da historiadora Laura de Mello e Souza, da Universidade de São Paulo (USP).

“O sucesso deve-se a inovações que fogem a qualq uer modelo. A relação pioneira entre centro e periferia foi marcada pela flexibilização do poder pelas elites locais, sem que Lisboa deixasse de ser o polo irradiador da autoridade. Bastante inovador foi também o uso da religião para a criação da unidade imperial”, explica a pesquisadora.

Saiba mais sobre o projeto desenvolvido pelos pesquisadores da USP lendo a reportagem publicada na edição 201 da Revista Pesquisa FAPESP.

Republicar