Imprimir PDF Republicar

PROJETOS

Temáticos e Jovem Pesquisador recentes

Projetos contratados em dezembro de 2012

Temáticos

Projeto de história do português paulista (PHPP – Projeto Caipira)
Pesquisadora responsável: Clélia Cândida Abreu Spinardi Jubran
Instituição: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto/Unesp
Processo: 2011/51787-5
Vigência: 01/12/2012 a 30/11/2017
Tema: Promover um diálogo entre teorias linguísticas, indispensáveis nas pesquisas contemporâneas da linguística histórica, não só para dar conta da complexidade dos fenômenos a serem pesquisados, como também para complementar os subprojetos. Contemplam-se aqui as dimensões gramatical, semântica e textual-discursiva como constitutivas das categorias da língua em uso. Justifica-se, desse modo, a abrangência do projeto que, circunscrito ao português paulista, contribuirá para o Projeto de História do Português Brasileiro, no qual se integra com estudos de mais 11 estados: Pernambuco, Bahia, Paraíba, Alagoas, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Pará.

Estudos de novos materiais complexos e avançados
Pesquisador responsável: Marcelo Knobel
Instituição: Instituto de Física Gleb Wataghin/Unicamp
Processo: 2012/04870-7
Vigência: 01/01/2013 a 31/12/2016
Tema: Continuar a aprimorar ainda mais o estudo das propriedades eletrônicas, estruturais, magnéticas, de transporte e termodinâmicas sob condições extremas de altos campos magnéticos, altas pressões e baixas temperaturas em sistemas fortemente correlacionados de materiais metálicos, supercondutores, semimetálicos, semicondutores, semicondutores magnéticos diluídos, óxidos cerâmicos, multiferroicos, grafites, grafenos etc. Para aprofundar o entendimento dos fenômenos em estudo, pretende-se incorporar ao grupo as técnicas de RMN/RQN, EDX, WDS, FT-IR e um forno de lâmpadas para a preparação de novos óxidos monocristalinos, necessários para a análise e preparação dos novos materiais a serem sintetizados.

Física de hádrons
Pesquisadora responsável: Marina Nielsen
Instituição: Instituto de Física/USP
Processo: 2012/50984-4
Vigência: 01/12/2012 a 30/11/2016
Tema: Tem como objetivo a manutenção das atividades de um grupo de referência, que vem atuando como um dos polos centralizadores da física de hádrons no Brasil. Atualmente, diversos laboratórios trabalham em um esforço experimental consistente para estudar sistemas hadrônicos e determinar as respostas das partículas mésons, bárions e do próprio vácuo. Esses trabalhos geram boa perspectiva de obtenção de novos dados que permitirão um maior conhecimento sobre o tema.

Jovem Pesquisador

Identificação, produção e caracterização de novos alérgenos regionais
Pesquisadora responsável: Keity Souza Santos
Instituição: Faculdade de Medicina/USP
Processo: 2012/14019-2
Vigência: 01/12/2012 a 30/11/2016
Tema: Identificar novos alérgenos e estudar potenciais reatividades cruzadas com alérgenos já conhecidos por meio da criação de uma sistemática de investigação clínica e laboratorial com ênfase na abordagem proteômica. Além disso, a predição de epítopos – a menor porção do antígeno com potencial de gerar a resposta imune – por bioinformática pode auxiliar no desenvolvimento de moléculas hipoalergênicas no futuro. Buscamos, desta forma, a caracterização físico-química e imunológica dos alérgenos identificados.

Republicar