Imprimir PDF

RESENHAS

Atenção do ouvir

Comunicação e cultura do ouvir | José Eugênio de O. Menezes e Marcelo Cardoso (orgs.) | Editora Plêiade | 495 páginas | R$ 20,00

O rádio é a mídia eletrônica mais antiga, com milhões de ouvintes fiéis em todo o país. Frequentemente transmite em primeira mão – muitas vezes mais rápido que a internet – o chamado hard news, as notícias de fatos que acabaram de acontecer pela cidade, em eventos esportivos e no âmbito da política e da economia, além de estar sempre presente nos eventos culturais. Mesmo com tal importância, há pouca literatura acadêmica com análises consistentes que cubram o tema. Daí a relevância de Comunicação e cultura do ouvir, organizado por José Eugenio de Menezes, da Faculdade Cásper Líbero, e Marcelo Cardoso, do Centro Universitário Fiam-Faam.

O livro reúne artigos de integrantes do grupo de pesquisa Comunicação e Cultura do Ouvir, da Cásper Líbero, de São Paulo, e de pesquisadores de 15 outras instituições. A expressão “cultura do ouvir” foi tirada de uma palestra de Norval Baitello Júnior durante o seminário realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1997, que inspirou várias pesquisas sobre o tema.

No total, a obra traz 24 artigos e está dividida em três partes. A primeira delas, intitulada Vínculo, trata das raízes da cultura do ouvir e estuda os vínculos como elos simbólicos ou materiais. A segunda parte, Ambientes, tem textos críticos oriundos de pesquisas recentes. A última parte, Rádio: tendências e perspectivas, acompanha as modificações em andamento no universo dessa mídia.

Alguns textos trazem informações sobre pesquisa relativa a programas de rádio hoje pouco citados, como, por exemplo, os produzidos por pessoas com transtornos mentais em Santos, Campinas e Amparo, no inteiror paulista. Outros apontam para mudanças em curso, como o que analisa a presença cada vez maior do jornalismo na programação na faixa FM. Até 1995, as rádios 100% noticiosas e esportivas se limitavam à AM; a FM era apenas musical.

Comunicação e cultura do ouvir cumpre o papel de refletir sobre o rádio (e outras mídias sonoras) e instigar novas pesquisas e textos analíticos. O livro pode ser baixado gratuitamente pelo endereço www.casperlibero.edu.br/noticias ou comprado na forma impressa.

Republicar