Imprimir Republicar

Homenagem

Geneticista Willy Beçak, do Instituto Butantan, é homenageado

No discurso de agradecimento, Beçak falou sobre o início da carreira em 1956 e as conquistas da genética brasileira nos últimos anos

“A genética é hoje um agrupamento de conhecimentos que entra em todas as ciências”, declarou Willy Beçak

Eduardo Cesar “A genética é hoje um agrupamento de conhecimentos que entra em todas as ciências”, declarou Willy BeçakEduardo Cesar

O geneticista Willy Beçak, do Instituto Butantan, recebeu no dia 21 de março o prêmio Pesquisador do Ano 2012, concedido pela rede social Biotech-Space, que reúne pesquisadores em biotecnologia. O evento teve a presença de colegas e alunos do professor, que recebeu uma placa em sua homenagem. No discurso de agradecimento, Beçak falou sobre o início da carreira em 1956 e as conquistas da genética brasileira nos últimos anos. “Orgulha-me saber que todos os laboratórios do Instituto Butantan atualmente usam técnicas de genética”, afirmou.

O professor lembrou que o trabalho em genética exige conhecimentos de outras áreas, como biofísica e tecnologia da informação, o que contribuiu para a evolução da disciplina. “A genética é hoje um agrupamento de conhecimentos que entra em todas as ciências”. A representante do comitê que escolheu o vencedor, a professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Edna Frassom Montero, enfatizou que o principal objetivo da premiação é valorizar os grandes nomes da ciência nacional. “É importante mostrar quem são os pesquisadores que estão em laboratórios contribuindo para a evolução da ciência e da tecnologia no Brasil, como o professor Willy Beçak”, disse.

Considerado um dos pioneiros da genética brasileira, Willy Beçak, de 80 anos, é formado em ciências biológicas pela USP, com doutorado em genética pela mesma universidade. Entre 1983 e 1991, foi diretor do Instituto Butantan, onde criou, em 1960, o Laboratório de Genética, o primeiro a realizar estudos citogenéticos no país. Atualmente, é professor na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Membro do Institute of Advanced Learning of Medical Sciences e da Academia Brasileira de Ciências, Beçak também é conhecido pelas pesquisas que resultaram na produção da vacina contra hepatite B e pelos trabalhos sobre o papilomavírus humano (HPV) e bovino (BPV). A Biotech-Space é uma rede social na internet que reúne aproximadamente 5 mil empresários e pesquisadores, com o objetivo de incentivar discussões e compras de insumos no setor de biotecnologia.

Republicar