Imprimir Republicar

Nanotecnologia

Precisão microscópica para medir as horas

Descoberta pode ser usada como base de uma nova tecnologia portátil de marcação de tempo de alta precisão, essenciais para computadores, celulares e sistemas de navegação | 7'26"

Um novo vídeo produzido pela equipe da revista Pesquisa FAPESP mostra como o trabalho de pesquisadores da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, que conta com a participação do brasileiro Gustavo Wiederhecker, pode ser usado como base de uma nova tecnologia portátil de marcação de tempo de alta precisão, necessária para que computadores, celulares e sistemas de navegação funcionem corretamente.

O estudo parte de um experimento realizado há quase 350 anos pelo holandês Christiaan Huygens. O cientista observou que os pêndulos de relógios inicialmente balançando fora de sincronia tendiam rapidamente a tiquetaquear em uníssono quando os aparelhos eram colocados sobre uma mesma prancha de madeira, um ao lado do outro.

A experiência foi refeita pelos pesquisadores em escala microscópica, usando-se, no lugar dos pêndulos, dois osciladores esculpidos em um microchip de silício. Cada oscilador tem 40 milésimos de milímetro de diâmetro ou 40 mil nanômetros. São tão pequenos e flexíveis que vibram balançados pela tênue força da luz de um feixe laser com uma potência mil vezes menor que a de um ponteiro de laser comum. Mais espantoso ainda, a própria luz trocada entre os osciladores faz o papel da prancha de madeira, sincronizando suas vibrações.

Wiederhecker, que é professor do Instituto de Física da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), faz parte da equipe liderada pela física norte-americana Michal Lipson. Mais informações sobre o tema podem ser obtidas em Em sintonia com a luz, reportagem publicada em fevereiro deste ano na edição 204 da revista Pesquisa FAPESP.