ESA

Sismógrafo em órbita

Satélite Goce: dados do campo de gravidade do planeta e de terremotos

ESA / AOES MedialabSatélite Goce: dados do campo de gravidade do planeta e de terremotosESA / AOES Medialab

Vem do espaço a nova forma de detectar terremotos. A Agência Espacial Europeia (ESA) anunciou em março a confirmação de que o satélite Goce, sigla em inglês para Explorador da Circulação Oceânica e do Campo de Gravidade, é capaz de captar as vibrações da superfície terrestre durante os abalos sísmicos. Elas geram ondas de som que sobem até a uma altitude de 270 quilômetros,
na órbita do satélite. Somente baixas frequências de som atingem tal altura e são capazes de provocar movimentos verticais que expandem e contraem as partículas de ar. Os pesquisadores da ESA, do Instituto de Pesquisa em Astrofísica e Planetologia e do Instituto de Física da Terra de Paris, ambos
da França, e da Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda, estudaram os dados captados pelo satélite durante o terremoto que devastou a costa nordeste do Japão em março de 2011. Eles chegaram à conclusão de que os deslocamentos verticais da atmosfera funcionam de forma semelhante aos sismógrafos na superfície da Terra. Lançado em 2009, o Goce tem feito um mapeamento detalhado da gravidade do planeta.