Imprimir Republicar

Pesquisa Brasil

Degelo nos Andes é tema de entrevista com Jefferson Cardia Simões

Veiculado em 19 de abril de 2013

O glaciologista Jefferson Cardia Simões, diretor do Centro de Pesquisa Climática e Polar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul conversa sobre levantamento realizado em parceria com pesquisadores da Universidad Mayor de San Andrés, em La Paz (Bolívia), sobre o encolhimento de 43% nos últimos 40 anos das geleiras da Cordilheira dos Andes, na América do Sul, e sua influência na Bacia Amazônica.

“Uma da característica especial principalmente dessas geleiras que chamamos de geleiras tropicais é que elas estão perto do ponto de fusão. O gelo, por incrível que pareça, é um gelo quente. Se a temperatura média da região aumenta um pouquinho, ela já começa a derreter. Ou seja, ela tem uma resposta muito rápida às variações na temperatura da atmosfera”, declara Simões.

Segundo o especialista brasileiro, a retração da massa de gelo sobre os Andes preocupa porque essa redução ameaça o volume das reservas aquíferas dos bolivianos e o fluxo das águas que alimentam os rios Madeira e o Solimões, no Brasil.

Também nesta edição do programa, a antropóloga e historiadora Lilia Schwarcz apresenta o livro “Um Olhar sobre o Brasil – A Fotografia na construção da imagem da nação”. Sob coordenação de Boris Kossoy, especialista em história da fotografia, o livro integra a coleção “História do Brasil Nação: 1808-2010”, que reúne artigos que ajudam a compreender o Brasil Contemporâneo.

Programação Musical
Só vendo que beleza – Maria Bethânia e Omara Portuondo
Duerme negrito – Mercedes Sossa
Se você jurar – João Bosco
Gracias a La vida – Elis Regina
Amanhã ou depois – Nenhum de nós
La Missionerita – Yamandú Costa

Apresentação: Fabrício Marques e Celso Filho.
Produção e roteiro: Biancamaria Binazzi
Gravação e Montagem: Beto Alves (Rádio USP)

Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13:00, pela Rádio USP.
Assine Pesquisa Brasil como podcast!

[audio: http://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2013/04/Pesquisa-Brasil-35-degelo.mp3]

Baixar o MP3
Veja aqui o arquivo do Pesquisa Brasil

Republicar