Imprimir Republicar

Clima

A cidade dos temporais

A Região Metropolitana da capital paulista recebe hoje uma quantidade anual de chuva superior em 425 milímetros (mm) ao volume registrado há 80 anos | 4'

Em maio do ano passado, a revista Pesquisa FAPESP publicou resultados de estudos conduzidos pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP) e pelo Centro de Ciência do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CCST-Inpe), que mostram a transformação de São Paulo de antiga terra da garoa em megalópole das tempestades.

A Região Metropolitana de São Paulo, onde um em cada 10 brasileiros vive numa área equivalente a quase 1% do território nacional, recebe hoje uma quantidade anual de chuva superior em 425 milímetros (mm) ao volume registrado há 80 anos. Apenas esse acréscimo equivale à metade do que chove em boa parte do semiárido brasileiro.

Posteriormente, a pesquisadora do IAG-USP Maria Assunção da Silva Dias explicou neste vídeo produzido pela equipe de Pesquisa FAPESP como a urbanização acelerada e as mudanças climáticas globais mudaram o perfil das chuvas em São Paulo.

“A urbanização e o chamado efeito ilha de calor, além da poluição atmosférica, parecem ter um papel importante na alteração do padrão de pluviosidade em São Paulo, em especial nas estações já normalmente mais úmidas, como primavera e verão”, diz a especialista.

 

Republicar