Imprimir Republicar

Pesquisa Brasil

SBPC: quais são os desafios científicos para criar um novo Brasil

Programa veiculado em 26 de julho de 2013

A presidente da Helena Nader, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), conversa sobre os desafios da Ciência para um novo Brasil diretamente 65ª reunião anual da SPBC, em Recife (leia também Pesquisa FAPESP nº 209) .

O paleontologista Ismar Carvalho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é outro entrevistado nesta edição. O pesquisador apresenta pesquisa que comprova a importância do limo na preservação de pegadas fósseis. Ao lado de Giuseppe Leonardi, do Instituto Cavanis, na República Democrática do Congo, e do geólogo Leonardo Borghi, Ismar Carvalho verificou que algas verdes e azuis de limo conservaram pegadas de dinossauros que viveram há mais de 100 milhões de anos no município de Sousa, no interior da Paraíba.

E ainda os comentários de Francisco Kelmo, do Departamento de Biologia da Universidade Federal da Bahia, sobre uma pesquisa realizada em parceria com a Universidade de Plymouth (Inglaterra) sobre os efeitos do El Niño nos bancos de recifes de corais no Nordeste do Brasil.

Programação Musical:
Frevo – Egberto Gismonti
Ciência e Arte – Gilberto Gil
Tico Tico no Fubá – João Bosco
Vamos Fugir – Skank
Todos os olhos – Tom Zé
O Mar Serenou – Clara Nunes
Alô Alô, Marciano – Rita Lee

Apresentação: Mariluce Moura
Produção e roteiro: Biancamaria Binazzi
Gravação e Montagem: Beto Alves (Rádio USP)

Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13:00, pela Rádio USP.
Assine Pesquisa Brasil como podcast!

[audio: http://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2013/07/Pesquisa-Brasil-45-Helena-Nader.mp3]