Imprimir Republicar

Pesquisa Brasil

Pesquisa da PUC gaúcha usa zebrafish para desenvolver medicamentos

Veiculado em 2 de agosto de 2013

Conhecido como peixe paulistinha, o zebrafish começa a ser usado aqui no Brasil como modelo experimental em pesquisas de neurociências e em testes de medicamentos. A pesquisadora Monica Ryff Viana, da PUC do Rio Grande do Sul, responsável por um dos principais laboratórios de zebraFish do país conversa por telefone com Mariluce Moura sobre as pesquisas realizadas com esse peixe no Laboratório de Biologia e Desenvolvimento do Sistema Nervoso da PUC do Rio Grande do Sul (ver Pesquisa FAPESP número 209).

Também nesta edição, o biólogo Thiago Marinho conta como um grupo de pesquisadores das universidades federais do Rio de Janeiro e do Triângulo Mineiro descreveu o Gondwanasuchus scabrosus, crocodilo terrestre de aproximadamente 80 milhões de anos. O estudo foi feito com base em um crânio e mandíbula parcialmente completos encontrados em um sítio paleontológico da fazenda Buriti, em General Salgado, no interior de São Paulo.

O programa também traz uma entrevista com o pesquisador Diego Fiori de Carvalho, fundador da empresa I-Medsys, que desenvolveu um sistema nacional de arquivo e gerenciamento de imagens medicas utilizado há mais de dois anos pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (ler a reportagem Acesso Digital, na edição 209 de Pesquisa FAPESP).

Programação musical:
Batuque das águas – Naná Vasconcelos
Valsinha – Chico Buarque
Tanto Mar – Chico Buarque
Bicho de sete cabeças – Zé Ramalho
Terra de Gigantes – Engenheiros do Havaí
Na volta que o mundo dá – Mônica Salmaso
Trem de Ferro – Tom Jobim

Apresentação: Mariluce Moura
Produção e roteiro: Biancamaria Binazzi
Gravação e Montagem: Beto Alves (Rádio USP)

Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13:00, pela Rádio USP.
Assine Pesquisa Brasil como podcast!

[audio: http://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2013/08/Pesquisa-Brasil-46_Zebrafish.mp3]

Baixar o MP3
Veja aqui o arquivo do Pesquisa Brasil

Republicar