Imprimir Republicar

Pesquisa Brasil

País é destaque na produção de veículos aéreos não tripulados

Programa veiculado no dia 13 de setembro de 2013

O setor de veículos aéreos não tripulados (Vants) produzidos no Brasil, os Drones, vem crescendo significativamente. Felipe Vaz, engenheiro de software da empresa AGX, especializada em desenvolvimento de sistemas para aerofotogrametria e aerofotografia para mapeamento e análises agrícolas e ambientais conversa sobre as aplicações desta tecnologia. Com sede em São Carlos, a AGX foi a primeira empresa no Brasil a desenvolver Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) em conjunto com o Instituto de Ciências Matemáticas e Computação da USP e a Embrapa (leia mais na reportagem O voo do falcão, na edição 211 de Pesquisa FAPESP).

Também nesta edição do programa Pesquisa Brasil, Raquel Ghini apresenta um trabalho científico desenvolvido pela Embrapa de Jaguariúna que demonstra que uma atmosfera mais rica em gás carbônico, como a prevista para as próximas décadas, poderia beneficiar o cultivo do café.

E ainda há a entrevista com o pesquisador Eduardo Altman, do Instituto Max Plank para Física de Sistemas Complexos em Dresden, na Alemanha. Ele explica como foi buscar os significados para termos do mais enigmático manuscrito de todos os tempos, o manuscrito Voynich.

Programação Musical:
Eternamente – André Mehmari e Monica Salmaso
Desabafo do Juarez da boca do mato – Moreira da Silva
Um girassol da cor de seu cabelo – Clube da Esquina
Aralume – Quinteto Armorial
Colina Maldita – Moreira da Silva
Cafezinho – Dóris Monteiro

Apresentação: Fabrício Marques, Marcos de Oliveira e Celso FIlho
Produção e roteiro: Biancamaria Binazzi
Gravação e Montagem: Beto Alves (Rádio USP)

Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13:00, pela Rádio USP.
Assine Pesquisa Brasil como podcast!