Imprimir Republicar

Pesquisa Brasil

Queda de meteorito no Brasil teria provocado a maior extinção

Veiculado em 20 de setembro de 2013

Há cerca de 250 milhões de anos, a queda de um meteorito na região que hoje corresponde às cidades de Araguainha e Ponte Branca, no sudoeste do Mato Grosso, teria causado a maior extinção de espécies do planeta. O geólogo Ricardo Trindade, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, o IAG, da USP conversa sobre os efeitos desta colisão.

O pesquisador é um dos autores do estudo publicado recentemente por pesquisadores da Austrália, Reino Unido e Brasil na revista científica Palaeogeography, Palaeoclimatology, Palaeoecology. “O que a gente vê hoje no registro geológico é o feito da queda do meteorito, que evaporou completamente. A gente só vê o estrago que ele causou”, explica o especialista.

Também nesta edição, a pesquisadora Laura Mascaro, do Instituto Instituto Norberto Bobbio fala sobre a inauguração do Centro de Estudos Hannah Arendt, sobre a obra da filósofa alemã que dedicou a vida ao pensamento político do século XX.

Além disso, o programa conta com a participação de Patrícia Morellato, do Laboratório de Fenologia do Instituto de Biociências da UNESP de Rio Claro, que fala do projeto inovador de fenologia remota em áreas tropicais, a e-fenologia.

Programação Musical
Here comes the Sun – Hamilton de Holanda
Catástrofe – Mathilda Kovak
O Dia em que a terra Parou – Raul Seixas
E o mundo não se acabou – Ná Ozzeti
Diz que fui por aí – Nara Leão

Apresentação: Fabrício Marques e Celso Filho
Produção e roteiro: Biancamaria Binazzi
Gravação e Montagem: Beto Alves (Rádio USP)

Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13:00, pela Rádio USP.
Assine Pesquisa Brasil como podcast!

Republicar