Imprimir Republicar

Pesquisa Brasil

Estudo europeu destaca o programa SciELO

Veiculado em 27 de setembro de 2013

Um estudo encomendado pela Comissão Europeia mostra que em países como Estados Unidos, Suíça, Holanda e Brasil, a proporção de artigos publicados em revistas científicas disponíveis de forma livre e gratuita já passa de 50%. O levantamento destacou a situação brasileira, que tem 63% das publicações científicas em acesso aberto, graças à biblioteca eletrônica Scielo, um programa especial da FAPESP criado em 1997. No estúdio da Rádio USP, Fabrício Marques e Celso Filho conversam com Abel Packer, um dos idealizadores do SciELO (Scientific Electronic Library Online) e atual Coordenador do Programa SciELO/FAPESP.

Também no estúdio da Rádio USP, o bioquímico Jerson Lima da Silva, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, explica como a versão deformada de uma proteína que protege o DNA leva as células a se multiplicarem sem controle no câncer. Diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, a FAPERJ, e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, Jerson Lima teve artigo publicado recentemente Revista Bioscience Reports.

Apesar de estar bastante degradada, com apenas 7% de sua cobertura vegetal original, a mata atlântica ainda abriga uma grande variedade de espécies endêmicas. O biólogo André Freitas, da Unicamp, explica a que se deve a grande diversificação de espécies da mata atlântica.

Programação Musical
Jabuticaba – Bebel Gilberto
O bêbado e a equilibrista – Elis Regina
Cotidiano – Chico Buarque
Miolo – Ná Ozzetti
Papel Machê – João Bosco
Subúrbio – Chico Buarque
Ponta de Areia – Esperanza Spalding

Apresentação: Fabrício Marques e Celso Filho
Produção e roteiro: Biancamaria Binazzi
Gravação e Montagem: Beto Alves (Rádio USP)

Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13:00, pela Rádio USP.
Assine Pesquisa Brasil como podcast!

Baixar o MP3