Imprimir PDF Republicar

Itália

Senadores vitalícios

Elena Cattaneo é cumprimentada pelo presidente Napolitano

Markus PösselElena Cattaneo é cumprimentada pelo presidente NapolitanoMarkus Pössel

Carlo Rubbia, 79 anos, vencedor do Nobel de Física, e a neurobiologista Elena Cattaneo, 50, especialista em células-tronco, foram nomeados senadores vitalícios pelo presidente da Itália, Giorgio Napolitano. Cada presidente italiano tem o direito de nomear até cinco senadores vitalícios, por suas realizações nos campos social, científico, artístico ou literário, mas não é muito comum que pesquisadores sejam escolhidos. Rubbia dividiu o Nobel de 1984 com o holandês Simon van der Meer (1925-2011) pela descoberta dos bósons W e Z, partículas transportadoras da chamada interação fraca. Entre 1989 e 1993, foi diretor do Cern, sigla para Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear.

Carlo Rubbia

Markus PösselCarlo RubbiaMarkus Pössel

Elena Cattaneo é formada em farmácia, com especialização no Massachusetts Institute of Technology (MIT), onde trabalhou por três anos. Dirige um laboratório da Universidade de Milão para a pesquisa com células-tronco em doenças neurodegenerativas e, recentemente, combateu uma terapia de células-tronco de eficiência não comprovada, o método Stamina, que recebeu financiamento do Parlamento italiano em maio.

Antes dela, apenas duas mulheres foram nomeadas senadoras vitalícias: Camila Ravera (1889-1988), fundadora do Partido Comunista Italiano, e a neurologista Rita Levi-Montalcini (1909-2012), vencedora do Nobel de Medicina de 1986. Além de Carlo Rubbia e Elena Cattaneo, foram nomeados senadores o arquiteto Renzo Piano, 75 anos, cuja obra mais conhecida é o Centro Georges Pompidou, em Paris, e o maestro Claudio Abbado, 80 anos.

 

Republicar