Imprimir Republicar

Escolha

Marco Antonio Zago é o novo reitor da USP

Pró-reitor de Pesquisa da universidade liderava a lista tríplice enviada ao governador Geraldo Alckmin

Professor titular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Marco Antonio Zago assumirá como reitor da USP no dia 25 de janeiro

Agência USPProfessor titular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Marco Antonio Zago assumirá como reitor da USP no dia 25 de janeiroAgência USP

Marco Antonio Zago foi nomeado reitor da Universidade de São Paulo (USP) pelo governador Geraldo Alckmin nesta quinta-feira (26). Pró-reitor de Pesquisa na gestão do atual reitor, João Grandino Rodas, e professor titular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Zago, de 66 anos, encabeçava a lista tríplice com os nomes dos três candidatos à reitoria por ter recebido mais votos na eleição realizada em 19 de dezembro. Ele assumirá o novo cargo no dia 25 de janeiro de 2014, por 4 anos.

Alckmin anunciou a decisão na tarde de ontem por meio de sua conta na rede social Twitter. “Acabo de nomear o professor Marco Antonio Zago para a função de reitor da nossa USP. Desejo a ele um bom trabalho em benefício da comunidade acadêmica e de nosso Estado”, escreveu o governador.

A chapa vencedora (1.206 votos) tinha Zago como titular e Vahan Agopyan como vice. Em segundo lugar ficou a chapa de Hélio Nogueira da Cruz e Telma Maria Tenório Zorn (498); em terceiro, Wanderley Messias da Costa e Suely Vilela (462). O colégio eleitoral é composto por integrantes do Conselho Universitário, dos Conselhos Centrais (Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Cultura e Extensão Universitária) e das Congregações das Unidades e dos Conselhos Deliberativos de Museus e Institutos Especializados. A prerrogativa da escolha é do governador.

Marco Antonio Zago formou-se na Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto. Durante parte de sua carreira ele trabalhou como médico e foi diretor clínico do Hospital das Clínicas e diretor científico do Hemocentro, ambos de Ribeirão. Especializado em hematologia e a genética, o novo reitor doutorou-se pela USP e fez o pós-doutorado na Universidade de Oxford.

Como pesquisador, contribuiu para o maior conhecimento sobre a anemia falciforme e da talassemia. Estudou genética de populações e demonstrou de quais regiões da África vieram os escravos trazidos ao Brasil. Teve atuação destacada no sequenciamento da bactéria Xylella fastidiosa e no programa genoma do câncer. Coordena o Centro de Terapia Celular, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) financiados pela FAPESP, desde 2000. Os atuais 17 Cepids reúnem 535 cientistas do estado de São Paulo e 69 de outros países – na condição de pesquisadores principais ou associados – que trabalham em áreas na fronteira do conhecimento.

Interessado nas questões da política científica e tecnológica brasileira, entre 2007 e 2010 presidiu o Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e criou os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs). No mesmo ano de 2010 assumiu a pró-reitoria de Pesquisa da USP, a convite do atual reitor. Uma das marcas de sua gestão foi a criação dos multidisciplinares Núcleos de Apoio à Pesquisa (NAP), inspirado no modelo dos Cepids. Também foi um dos coordenadores de área da Diretoria Científica da FAPESP, uma comissão de reconhecidos especialistas com a responsabilidade de coordenar o processo de análise de mérito das solicitações submetidas à Fundação.

O novo vice-reitor, Vahan Agopyan, é engenheiro e professor titular da Escola Politécnica da USP com doutorado pela University of London King´s College, no Reino Unido. Dirigiu a Poli e o Instituto de Pesquisas Tecnológica (IPT). Foi presidente do Conselho Superior do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) e membro do Conselho Superior da FAPESP. Nos últimos anos tem se dedicado aos estudos da qualidade e sustentabilidade da construção civil.

Leia a entrevista de Marco Antonio Zago à Pesquisa FAPESP realizada em outubro de 2012: http://revistapesquisa.fapesp.br/2012/10/11/marco-antonio-zago-conexao-com-a-sociedade/

Republicar