Imprimir Republicar

Pesquisa Brasil

Programa internacional investiga formação das nuvens de chuvas na Amazônia

Programa veiculado no dia 21 de março de 2014

Lançado em fevereiro deste ano, o programa Green OceanAmazon, também conhecido como GOAmazon, reúne 100 pesquisadores do Brasil, Alemanha e Estados Unidos, para estudar, com a ajuda de radares e aviões, os mecanismos de formação da chuva e o efeito da poluição de Manaus sobre o clima da Amazônia. O GOAmazon tem orçamento de R$ 24 milhões e apoio financeiro da FAPESP, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas e do Departamento de Energia e Fundação Nacional de Ciência dos Estados Unidos. Luiz Augusto Machado, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e coordenador do Projeto Chuva, que integra o GOAmazon, conversa por telefone sobre o projeto.

Também nesta edição, o cirurgião vascular José Honório de Almeida Palma, professor da Unifesp e do Instituto do Coração da USP, explica como foi desenvolvida a Inovare Válvula Transcateter pela empresa Braile Biomédica, em São José do Rio Preto, em parceria com pesquisadores da Unifesp, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e InCor. Além do reconhecimento médico, a válvula para implante no coração ganhou o Prêmio Finep de Inovação 2013, na categoria média empresa, e  o Prêmio Inova 2012 da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Labo- ratórios (Abimo).

E ainda temos um bate-papo com o bioquímico Mário Sergio Palma, da Unesp de Rio Claro, que apresenta um soro capaz de proteger o organismo dos danos causados pelo veneno das abelhas.

Programação Musical
Mágica – Os Mutantes
A nuvem – Garotas Suecas + Lourdes da Luz
Planeta Agua – Guilherme Arantes
Amarra teu arado a uma estrela– Gilberto Gil
Acabou Chorare – Novos Baianos

Apresentação: Fabrício Marques e Celso Filho. Participação de Carlos Fioravanti
Produção e Roteiro: Biancamaria Binazzi
Gravação e Montagem: Beto Alves (Rádio USP)

Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13:00, pela Rádio USP.
Assine Pesquisa Brasil como podcast!

[audio: http://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2014/03/Pesquisa-Brasil-73-GoAmazon.mp3]

Baixar o MP3
Veja aqui o arquivo do Pesquisa Brasil

Republicar